O Oscar nas mídias sociais
06/03/2014
Além do bom desempenho dos filmes Gravidade e 12 Anos de Escravidão, a cerimônia de 2014 do Oscar será marcada pela enorme repercussão do evento nas redes sociais.
De acordo com dados oficiais do Twitter, durante toda a cerimônia do Oscar foram postadas 14,7 milhões de mensagens sobre o evento. Foram cerca de 17,1 milhões de tuites postados, em todo o mundo, até dez minutos após o encerramento da cerimônia.
Além de pedir pizza e distribuir os pedaços aos convidados, Ellen Degeneres, foi responsável pelo grande destaque da cerimônia nas redes sociais. A foto tirada pelo ator Bradley Cooper, que reuniu, além da própria apresentadora, estrelas como Meryl Streep, Julia Roberts, Jennifer Lawrence, Brad Pitt e outros, foi a mensagem mais compartilhada da história do Twitter. Postado pelo perfil de Ellen, o selfie havia sido retuitado mais de 1,2 milhão de vezes apenas na primeira hora. De tanto sucesso, a imagem já deu origem a aplicativos e diversos memes.
Mas não foi apenas na web que a maior premiação do cinema mundial fez sucesso. De acordo com a ABC, rede de TV norte-americana detentora dos direitos de transmissão, a festa deste ano atraiu um público médio de 43 milhões de pessoas nos Estados Unidos, tornando-se a maior audiência registrada por uma premiação na TV nos últimos dez anos.
O desempenho deste ano é, inclusive, o maior registrado por uma atração de entretenimento desde o final do seriado Friends, exibido em 2004. Em 2013, a cerimônia do Oscar conseguiu uma média de 40,4 milhões de pessoas.
A cerimônia do Oscar mais assistida da História, no entanto, ainda é a de 1998, quando o blockbuster Titanic, o favorito e mais premiado da noite, conseguiu atrair um público de 55 milhões de norte-americanos.
O filme mais premiado da edição de 2014 do Oscar foi Gravidade, que conquistou sete estatuetas – entre elas, as de Melhor Edição e Melhor Diretor, para o mexicano Alfonso Cuáron. O cobiçado prêmio de Melhor Filme foi para 12 Anos de Escravidão, do cineasta Steve McQueen.
Fonte: Meio e Mensagem