O descaso com o Dia do Homem no varejo
16/07/2014
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O público masculino representa um mercado expressivo e, aos poucos, desperta o interesse de todos os setores do mercado, inclusive o de beleza. A falta de ações voltadas para o Dia do Homem, entretanto, demonstra o quanto a maioria das marcas ainda reserva pouca atenção para esses consumidores.
Comemorado na última terça-feira, 15 de julho, o “Dia do Homen” passou em branco em grande parte das empresas, inclusive no varejo. Os investimentos focados neles devem ficar concentrados mesmo no Dia dos Pais. Entre as poucas marcas que aproveitam o dia 15 de julho há alguns anos, está O Boticário, que preparou para 2014 o lançamento de um perfume.
O público masculino representa um mercado expressivo e, aos poucos, desperta o interesse de todos os setores do mercado, inclusive o de beleza. A falta de ações voltadas para o Dia do Homem, entretanto, demonstra o quanto a maioria das marcas ainda reserva pouca atenção para esses consumidores.
Atualmente o Brasil ocupa a segunda posição do ranking de venda de cosméticos para eles, cujo crescimento nos últimos cinco anos foi de 18,3%, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, segundo pesquisa da Euromonitor divulgada no estudo de tendências da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Mundialmente, o mercado de beleza masculina movimentou cerca de US$ 33,6 bilhões em 2012, com uma perspectiva de crescimento superior a 10% ao ano na produção desses produtos.
O cuidado do homem com ele próprio vem aumentando e o setor encontra espaço para investir, uma vez que boa parte se concentra em produtos femininos. Ainda que as mulheres estimulem os parceiros a se cuidarem, já não é mais preciso nenhuma ajuda para fazê-los ter interesse pelo universo da vaidade. Há até e-commerce inteiramente especializado neles. “Pensamos como consumidor e entendemos as ausências desse segmento. Reparamos que havia poucas ofertas focadas em nós. Os produtos ou são femininos ou unissex. Então trouxemos o que há de melhor nas linhas for men das marcas e colocamos em um só lugar”, conta Lucas Amoroso, Sócio-Fundador da do site de vendas Men’s Market.
Fonte: Mundo do Marketing.