Um facebook cada vez mais youtube
10/09/2014
No início dessa semana, o Facebook anunciou que brevemente os vídeos publicados na rede social exibirão o número de vezes que foram assistidos. Segundo matéria publicada pelo Ad Age, a empresa pretende brigar com o YouTube pela audiência de vídeos online.
Pra quem não sabe, o conteúdo do YouTube assistido no Facebook durante o último ano rendeu US$ 5,6 bilhões à plataforma do Google, enquanto a rede social não ganhou nada com isso. As últimas atualizações do Facebook, como o recurso de autoplay em vídeos, vêm mostrando que a concorrência com YouTube está cada vez mais evidente. Segundo dados da revista Próxxima, entre maio e julho de 2014 as visualizações em vídeos do Facebook saltaram 50%, com uma média de 1 bilhão de views diários desde junho. Mais de 65% desse tipo de conteúdo é acessado por dispositivos móveis.
Outra informação divulgada foi que o algoritmo do Facebook dá preferência para seu próprio player e direciona qual conteúdo é exibido no newsfeed. Portanto, fazer o upload de um link do YouTube para o Facebook não é uma boa estratégia se o objetivo é atrair views, curtidas e compartilhamentos na rede social.
Outro plano do Facebook é ajudar o público a encontrar vídeos para assistir, uma das principais vulnerabilidades. Muitas pessoas descobrem vídeos na rede social e depois os assistem no canal original, na maioria das vezes é assim.
Se formos analisar em termos de audiência diária, o Youtube ainda reina, com mais de 4 bilhões de views por dia, enquanto o Facebook registrou 1 bilhão de visualizações a cada dia. Quanto a usuários mensais, a rede social reportou 1,3 bilhões de visitantes no segundo trimestre do ano, enquanto o YouTube afirma ter mais de 1 bilhão por mês.
Fonte: Proxxima