TV paga cresce no Brasil e Facebook no mundo
30/01/2015
-
Os números não deixam mentir. A TV paga cresceu no Brasil e o Facebook no mundo. Mas vamos começar falando da TV por assinatura. Segundo a Anatel, o Brasil encerrou 2014 com quase 20 milhões de pontos de domicílios com TV paga. O levantamento representa crescimento de 7,6% em relação a janeiro do mesmo ano, segundo dados divulgados pela agência nesta semana. Em novembro de 2014, eram 19,43 milhões de casas.
Pelos critérios de densidade dos serviços de TV por assinatura da Anatel, de cada 100 domicílios no Brasil, 29,84 contou com o serviço em dezembro do ano passado. A região Sudeste lidera em adesão, com 12 milhões de lares. Em termos de mercado, o grupo Telmex, formado por Claro, Embratel e Net, mantém a liderança do setor. Em seguida aparece Sky/DirecTv, e na terceira posição, a Oi.
O que muitas publicações e pesquisas vêm observando, é que a internet, em especial as redes sociais como o Facebook, estão tomando a audiência da TV. No último dia 28 de janeiro, a rede social divulgou números que mostram que o Facebook não pára de crescer, em lucro e número de usuários.
Segundo a empresa, o lucro do Facebook praticamente dobrou em 2014 em comparação com o ano anterior. A rede conseguiu, no ano passado, obter um lucro líquido de US$ 2,9 bilhões, praticamente o dobro do lucro registrado em 2013 (US$ 1,5 bilhão). A receita total da companhia teve um incremento de 58,4%, atingindo a quantia de US$ 12,4 bilhões.
Apenas no quarto trimestre de 2014, a companhia conseguiu um aumento de 34% em seu lucro. A alta deve-se, na maior parte, a maior comercialização de publicidade em dispositivos móveis. No período, 69% das receitas publicitárias do Facebook vieram de celulares e tablets. No final de 2013, esse número chegava a 53%.
A rede social de Mark Zuckerberg também cresceu em número de usuários ativos. No final de 2014, o Facebook atingiu a marca de 1,39 bilhão de usuários em todo o mundo.
Fonte: Meio&Mensagem