O que algumas marcas querem dizer em sua logos
22/07/2015
-
Alguns logos e logotipos de marcas podem esconder algumas mensagens visuais secretas. Em um primeiro momento, a palavra FedEx, por exemplo, pode ser apenas FedEx. Mas um olhar mais atento pode achar uma simbologia menos óbvia, por exemplo.
Confira as mensagens visuais ou de texto escondidas em algumas logos:
FedEx
Repare que no espaço em branco entre o E e o X há uma seta, indicando os sentidos da empresa: viagem, transporte, movimento.
Dell
O "E" caído da palavra Dell significa a missão da empresa de mudar o mundo. Em inglês, a expressão é "turn the world on its ear". Daí deixar a letra "E" caída.
Amazon
Uma seta liga as letras A e Z da palavra Amazon e não é à toa: significa a capacidade da empresa de oferecer todos os tipos de produtos, da letra A até a letra Z.
Toblerone
Se reparar bem na montanha do símbolo da Toblerone, irá ver um urso mais à esquerda. O animal é o símbolo da cidade suíça de Bern, casa da marca. Já a montanha é a Matterhorn, ícone da Suíça.
Wikipedia
O quebra-cabeça com um pedaço faltando para completar o globo representa a natureza "incompleta" do site e de sua proposta: ele nunca ficará totalmente acabado, já que sempre surgirão novas informações para editar ou escrever.
Gillette
A marca cortou as letras G e I de propósito: é possível ver a marca da lâmina e de um corte, representando a sua natureza.
Carrefour
O símbolo da rede de supermecados não é uma carinha feliz de chapéu. Repare no espaço branco que se forma entre as cores azul e vermelha: aparece a letra C, de Carrefour.
Beats
O B de Beats no círculo forma a imagem lateral de uma cabeça usando fones de ouvido.
BMW
A montadora tem origem na aviação e isso está representado em seu símbolo, de acordo com uma famosa teoria. O círculo central dividido em quatro e em duas cores tem um significado: os espaços brancos são hélices girando; os espaços azuis representam o céu.
Apesar da popularidade dessa visão, a empresa garante que as cores azul e branca somente representam as cores do estado da Bavária, onde a BMW foi fundada.
Unilever
O U de Unilever está preenchido com vários desenhos que representam todos os braços de atuação da empresa. Há um sorvete, uma camisa, uma cenoura, uma colher. Há até uma boca que representa alimento/sabor e um símbolo de reciclagem que representa o braço de sustentabilidade da companhia.
Vaio
O símbolo da Vaio, da Sony, homenageia duas áreas. As duas primeiras letras, V e A, criam uma onda e representam o lado analógico. Já o I e O aparecem como 1 e 0 (zero) e representam o código binário, ou seja, o lado digital.
Fonte: Exame