Número de acessos a internet por desktop caiu no Brasil
04/08/2015
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A comScore realizou um estudo que batizou de "O Futuro Digital da América Latina em Foco 2015", onde trouxe a informação que o uso do desktop no Brasil para acesso a internet caiu entre outubro de 2014 e março de 2015, em comparação com o mesmo período dos anos anteriores.
Em quantidade de minutos por visitante, a queda foi de 8,9%, já a diversidade de páginas visitadas por usuário teve declínio de 17%. Os dados são apontados
O relatório também apontou quais são os tipos de conteúdo mais acessados por usuários de desktop. Sites de serviço são os de maior alcance, pontuando 98 na escala percentual, seguidos por portais, com 97%. Em terceiro lugar ficam os sites de entretenimento, com 93%, e navegação e busca ficam em quarta posição, com alcance de 90%.
O consumo de vídeo, no entanto, cresceu. O estudo analisou o consumo de vídeo entre outubro de 2014 e março de 2015, período no qual houve cerca de 7% de crescimento para o formato. Em comparação com os outros países da América Latina, os brasileiros são mais engajados no formato, que tem alcance de 36% no país, 2% a mais que a média da região. Os brasileiros também dedicam muito mais tempo assistindo a vídeos online, cerca de 3 horas a mais que os vizinhos. O engajamento com vídeos de marcas cresceu 18% no mesmo período analisado.
Enquanto o desktop teve uma redução em seu uso, o número de usuários de mobile está crescendo rapidamente. Nos últimos seis meses os usuários de mobile apresentaram crescimento de 7%, atingindo cerca de 39 milhões. Mais de 85% do tempo é usado com aplicativos móveis pelos usuários.
Outro assunto abordado no relatório "O Futuro Digital da América Latina em Foco 2015" são as tendências no uso multi-plataforma. Quase 50% dos internautas estão acessando a internet tanto por meio de dispositivos móveis quanto por desktop. O uso de plataformas simultâneas cresceu 3% nos últimos seis meses. Por fim, o estudo aponta diretrizes sobre o investimento em publicidade no meio digital.
Fonte: Meio&Mensagem